terça-feira, setembro 26, 2006

Encerra com balanço muito positivo o Simpósio Internacional de Escultura

Terminou hoje, dia 26 de Setembro de 2006, com grande sucesso e satisfação por parte dos escultores e da organização/coordenação do Simpósio Internacional de Escultura, relativamente a todo o apoio prestado e cumprimento de compromissos assumidos por parte da Câmara Municipal de Vinhais, para a realização no município de Vinhais, deste importante Simpósio Internacional de Escultura, que decorreu desde o passado dia 4 de Setembro.
Resumidamente, podemos descrever os trabalhos escultóricos realizados pelos cinco escultores da seguinte forma:

CARLOS BARREIRA - esculpiu uma obra denominada “BULIDEIRA” que foi realizada essencialmente em granito da Região. Esta é sem dúvida uma escultura complexa e a mais elaborada das suas “Bulideiras”, não apenas pela variedade dos materiais e o trabalho a que o artista os submete, como pela quantidade de elementos narrativos e simbólicos que introduz no seu trabalho.

MANUEL PATINHA - esculpiu “LAÇOS DE CONCÓRDIA”, tentando retratar desta forma a proximidade em Vinhais entre Espanha e Portugal. Trata-se de uma magnífica obra escultural contemporânea em granito cinza e chapa de aço corten com aproximadamente 5 metros de altura, 2 metros e 30 centímetros de largura e 90 centímetros de espessura.

PACO PESTAÑA - esculpiu “TORRE DE MARFIM”. Esta imponente obra realizada em madeira de castanho, com uma altura de aprox. 5 metros representa uma torre com guerreiros a defenderem-se numa batalha. A defesa destes guerreiros é feita com as suas "roçadouras" (ferramentas agrícolas, que em tempos passados serviam também como meios de defesa) e com os escudos (no tronco da escultura).

PAULO MOURA - esculpiu “VID(A)” em aço normal que forma um conjunto escultórico com mais de 7 metros de altura (7,30m aproximadamente) e cuja base é formada por um muro de xisto velho e derrubado, acompanhando a linha de decadência da videira. Paulo Moura foi a jovem aposta neste importante Simpósio Internacional de Escultura que contou com mais quatro escultores de grande reputação a nível internacional, como Manuel Patinha, Paco Pestaña, Carlos Barreira e Paulo Neves. O jovem escultor Paulo Moura participou no Simpósio de Escultura do Aço como assistente de um dos escultores e o seu talento não passou despercebido ao coordenador Manuel Cruz Prada que, tendo apreciado bastante o trabalho dele, o convidou como escultor para participar neste Simpósio Internacional de Escultura.

PAULO NEVES - esculpiu “VINHAIS E OS ANJOS”. Trata-se de uma escultura com 5 metros de altura, executada em chapa de aço corten de 10 mm de espessura, suportada numa base de betão revestido a granito da Região. Na parte superior foi recortada uma folha de videira e simultaneamente o desenho de 2 Anjos, simbolizando os Anjos protectores da Vinha. A iluminação faz-se do exterior da escultura.

A realização no Município de Vinhais do Simpósio Internacional de Escultura teve como fim o de desenvolver trabalhos artísticos escultóricos contemporâneos com vista a dotar o concelho de Vinhais de esculturas inovadoras, símbolos de modernidade, que irão perdurar ao longo dos anos.

Contudo, atendendo a diversas requalificações urbanísticas que Vinhais vai sofrer nos próximos meses prevê-se a colocação de todas as esculturas nos locais respectivos apenas nos primeiros meses de 2007 para posterior inauguração previsivelmente no dia 20 de Maio de 2007, pois trata-se do Feriado Municipal em Vinhais.

A evolução deste Simpósio foi e continuará a ser divulgada pelo ARTESCULTURAS que recebeu visitas por parte de interessados em arte e escultura de todo o mundo (portugueses e estrangeiros que lêem facilmente em português). Foram registados ao longo do tempo acessos de diversos pontos de norte a sul de Portugal e Regiões Autónomas e, com agrado se verificaram, acessos de vários pontos dispersos pelo mundo como Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Áustria, Estados Unidos da América, Brasil, Nova Zelândia, entre outros, indicativos do interesse que este Simpósio Internacional de Escultura tem despertado nos interessados pelas artes e pela Escultura.

Segundo a Organização, “o forte sucesso do Simpósio Internacional de Escultura permite-nos pensar não só em realizar para o ano de 2007 e seguintes novos Simpósios Internacionais de Escultura em Portugal, como também, em pensar seriamente, e num prazo de até 3 anos, em internacionalizar efectivamente estes eventos, realizando-os inclusive noutros países e convidando para tal alguns escultores portugueses para participarem e desta forma mais se divulgarem a nível internacional. Porém serão feitas sempre “apostas” em escultores de qualidade da nova geração, garantindo nós o convite sempre a um ou dois novos escultores de qualidade em cada Simpósio.”

Breve CV dos escultores:

Carlos Barreira nasceu em Chaves e vive em Santa Comba, Portugal. Com 62 anos de idade e mais de 30 anos de carreira artística é, além de Escultor, Professor Associado da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e o responsável pelo Departamento de Escultura desta Faculdade.

Manuel Patinha nasceu na Póvoa de Santa Iria, Portugal. Vive em Ferial, Galicia, Espanha, há cerca de 30 anos. Tem 56 anos e 37 anos de carreira artística. É um dos mais conceituados escultores a nível internacional, nomeadamente em Espanha e Portugal. Com 30 anos de actividade artística, dedicou duas décadas à Pintura, cujo carácter pós-surrealista se deveu à estreita colaboração com o pintor Cruzeiro Seixas, com quem realizou uma exposição conjunta em 1982. Actualmente, uma abstracção geométrica mais liberta e pessoal, impera nos seus Desenhos. Completando agora uma década, a sua Escultura é hoje o resultado dum apurado domínio da técnica e de um rigor formal sintético. Neste singular universo criativo, as esculturas de Patinha devolvem-nos para uma remota funcionalidade humana, tornando-se num miradouro privilegiado duma ruralidade ancestral.

Paco Pestaña é espanhol, nasceu em Peredo, Lugo, Espanha, e vive em Lugo, Espanha. Tem 57 anos e mais de 30 anos de carreira artística. Paco Pestaña é um escultor espanhol de grande relevância a nível internacional com uma imensa carreira artística ao longo de três décadas. Artista e poeta colaborador na imprensa e revistas de arte, tem realizado mais de cem exposições entre colectivas e pessoais, destacando-se a “Galicia no Tempo”. Parte da sua obra figura nas seguintes fundações: Gulbekian, Granell, Torrente Ballester, Alcázar Reyes Cristianos de Córdoba, Museo de la Pasión de Valladolid, etc...

Paulo Moura nasceu e vive em Carrazeda de Ansiães, Portugal. Tem 38 anos, aproximadamente 12 anos de carreira artística e formou-se em Escultura na Faculdade de Belas Artes do Porto há apenas 2 anos. Paulo Moura cria sob inspiração da região que o viu nascer e que ainda acolhe o seu atelier de arte. Tal como refere José Alegre Mesquita, as imagens das esculturas de Paulo Moura “remetem ao universo telúrico da região – um contorno da videira, as linhas mais ou menos simétricas dos socalcos do Douro, os perfis das montanhas. Estas tomam um percurso de criação coerente, com pureza de formas e frescor ímpares. As suas produções nascem da matéria informe e em seguida são esculturas fragmentadas, estilizadas, abstractas, ou ainda concisas”.

Paulo Neves frequentou o Curso de Pintura da E.S.B.A.P., de 1978 a 1981 conviveu e trabalhou com diversos artistas em vários países da Europa. Está representado em vários locais públicos: no acervo do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto; Museu de Arte Moderna, Ilha da Madeira; Museu Amadeo Sousa Cardoso, Amarante; Museu da Electricidade e Casa da Luz, Funchal, Madeira; Biblioteca Camilo Castelo Branco, Famalicão; Biblioteca Raul Brandão, Guimarães; Biblioteca Municipal de Ponte de Sor, Ponte de Sor; Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, Santa Maria da Feira; Casa da Cultura de Santa Cruz, Madeira; Universidade de Aveiro, Aveiro; Câmaras Municipais de S. João da Madeira, Vila Nova de Famalicão, Vouzela, Cascais, Braga, Esposende, Cantanhede, Sernancelhe, Ovar, Oliveira de Azeméis, Viseu, Penedono, Belmonte, Vale de Cambra e Santa Maria da Feira; Juntas de Freguesia de Couto de Cucujães, Carcavelos, Parede, S. João do Estoril, Birre, Canelas, Furadouro e Nogueira do Cravo; Santuário de Fátima; Fundação Jorge Antunes, Vizela; Banco Português do Investimento, Porto; Banco Borges & Irmão, Porto; Sonae, Porto; Pousadas da Enatur: Pousada de Arraiolos, Arraiolos, Pousada de Santa Maria do Bouro, Terras do Bouro; Avis Center, Porto; Vicaima, Vale de Cambra; Madeiporto, Porto; Recer, Ílhavo; ICEP - Palácio da Bolsa, Porto; Águas do Douro e Paiva; Escola E.B. 2,3 de Pinheiro da Bemposta; Escola E.B. 2,3 Dr. Ferreira da Silva, Cucujães; Escola E.B. 2,3 Bento Carqueja, Oliveira de Azeméis, Escola Secundária n° 1, Dr. Serafim Leite, S. João da Madeira; Associação Teatro Construção, Joane, Famalicão; O Liberal, Funchal, Madeira; Aeroporto Internacional do Porto Santo, Madeira.

Manuel Cruz Prada (coordenador do Simpósio), natural de Vila Nova de Famalicão (1968), onde reside. Frequenta a Fundação Castro Alves de 1983 a 1988, como ceramista. Amigo do mestre, escultor José Rodrigues. Autor do monumento em bronze (touro) Barrancos. Autor/Coordenador do Simpósio Internacional de Escultura - Vinhais 2006. 1ª Edição. Autor/Coordenador do Simpósio de Escultura do Aço - Macedo de Cavaleiros 2005. 1ª Edição. Expõe individualmente a partir de 1988: 1988 Galerias I.P.J. Braga; 1990 Câmara Municipal Vila Nova de Famalicão; 1991 F.I.L. Lisboa; 1992 Galeria I.P.J. Braga; 1992 Fundação Cupertino Miranda, Famalicão; 1997 Escultura - Crevillente/ Alicante - Espanha; 1997 Escultura - Hotel Cidnay - Sto Tirso; 1999 Escultura - Café Majestic - Porto; 2000 Escultura - Café Majestic - Porto; 2001 Escultura - Hotel Meridien - Porto; 2003 Escultura - Museu Soledad Malvar - Famalicão; 2003 Escultura - Galeria Paleta - Lisboa; 2003 Escultura - Galeria da Sé - Viseu; 2005 Escultura - GAN galeria – Lisboa. Participações colectivas em exposições/concursos: 1988 Concurso “ Novos valores da cultura “, participação em cerâmica; 1990 Concurso “ Artes e ideias “ da S.E.J na área da escultura; 1993 II Bienal de Pintura Júlio Resende; 1993 Projecto, “3 Artistas 1 Projecto“; 1994 Prémio “B.C.M.” da Cooperativa Árvore e B.C.M; 1995 III Bienal Júlio Resende, Pintura; 1995 “Apoarte“ Bienal de escultura da Associação Apogeu; 1995 Arte Jovem - Famalicão; 1996 Concurso Jovens Criadores do I.P.J. e C.P.A.I.; 1998 Concurso Jovens Criadores do I.P.J. e C.P.A.I.; 1998 Concurso Edinfor de Escultura - Casino Estoril; 1999 Concurso pintura Amadeu Sousa Cardoso - Amarante; 2002 Colectiva de Escultura/Pintura - Casa do Conde - Riba D'Ave; 2002 Colectiva de Escultura/Pintura - Galeria Mário Sequeira - Braga; 2002 Colectiva de Escultura/Pintura - Galeria Belo-Belo - Braga; 2003 PortoArte - escultura - EXPONOR (Matosinhos); 2004 Colectiva 9 arte (Galateia) - Lisboa; 2004 Colectiva Héstia - Matosinhos; 2004 Convento do Beato - Lisboa; 2004 Galeria Paleta - Lisboa; 2004 Galeria Paços d’ Arte - Paços de Ferreira; 2005 Palmbeach3 - CONTEMPORARYPHOTOGRAPHYSOFA - Florida - U.S.A. (E.U.A.); 2005 Concurso City Desk - Escultura; 2005 Colectiva Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.